segunda-feira, outubro 30, 2006

O que são Grandes Portugueses? Quais foram? Porque foram?

Os Grandes Portugueses é um desafio lançado pela estação pública portuguesa, RTP.
Consiste em algo semelhante a um concurso televisivo, em que as pessoas votam nas figuras portuguesas que se mais destacaram em Portugal.
Tal desafio enuncia uma série de personalidades que abstractamente se poderiam afigurar como Grandes portugueses, podendo contudo, as pessoas votar naquelas enunciadas, bem como, em qualquer outra personalidade, seja essa, anónima ou conhecida do público em geral.
Quem foi afinal a personalidade, ligada às artes, à cultura, à política, ao desporto, às ciências, etc..., que se possa considerar como o Grande Português. Quem será o portador de tal distinção, capaz de honrar tamanha elevação?

Será que foi, D. Afonso Henriques, que foi o primeiro Rei de Portugal e que lutou contra a sua própria mãe em busca de um sonho chamado Portugal; será que foi, Infante D. Henrique, que recebeu da história o cognome de O Navegador, e que dos seus estudos, guiou Portugal à grandeza dos Descobrimentos; será que foi, o visionário Luis Vaz de Camões, que nos deixou um legado literário impar na história e cultura portuguesa, com a obra Os Lusíadas; será que foi Marquês de Pombal, que teve um papel fundamental na reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755 que devastou a cidade, reerguendo-a em glória e beleza arquitectónica; será que foi, Fernando Pessoa, o eterno poeta português que mergulhou na descoberta do "eu" através da poesia; será que foi Francisco Sá Carneiro, um dos grandes impulsionadores da consolidação da democracia em Portugal, e que morreu num acidente de aviação, cujas circunstancias ainda não são claras, ou terá sido Amália Rodrigues, que se tornou a maior fadista portuguesa de todos os tempos e um ícone popular. Quem terá sido?

Todos estes e muitos outros, não mencionados, foram de facto Grandes Portugueses. Não sei quem terá sido maior de todos, se calhar nenhum se terá destacado face aos demais.
O importante não é classificar estes vultos como melhores ou piores, o importante é recordá-los como figuras ilustres da história portuguesa. O importante é eternizar as suas obras, feitos e conquistas, que galvanizaram Portugal, e eternizar os valores e pensamentos, que deixaram na cultura portuguesa.

Grandes Portugueses seremos nós todos, se jamais os seus nomes forem apagados e esquecidos!

Sem comentários: